quinta-feira, 29 de junho de 2006

recurrent corneal (epithelium) erosion

desde fevereiro de 2004, quando me ocorreu pela primeira vez no olho direito, eu estou com esse problema o qual, ateh hoje, nao tinha parado com informacao ou pique suficiente para sequer lembrar de procurar uma solucao para esse meu problema.

hoje, soh encontrei informacoes do que eu jah sabia. o meu maior problema, a causa do por que isso eh recorrente (como diz o titulo), continuo sem saber qual eh... no meu caso, a causa passa no minimo pela genetica. isso por que minha mae tem o mesmo problema (ou algo muito semelhante).

junto com o festival de falta de novidades estava o conselho de usar epitezan, a pomada "milagrosa" que auxilia a regeneracao do epitélio. aih vai a lista:

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0004-27492004000100019&script=sci_arttext
um estudo brasileiro sobre o assunto, mostrando o quanto a causa do problema nao eh considerada em pesquisas e num geral eh o que senti de todos os oftalmos em que passei.

http://en.wikipedia.org/wiki/Recurrent_corneal_erosion
o lugar classico para informacoes completas sobre assuntos possivelmente abrangentes.

http://www.revoptom.com/handbook/SECT3F.HTM
um artigo bem tecnico a respeito, mas que ainda menospreza a causa.

http://www.goodhope.org.uk/departments/eyedept/recurrentabrasion.htm
muito bem escrito, bem explicadinho, mas com muito pouco conteudo. bom para uma introducao.

http://www.emedicine.com/oph/byname/corneal-erosion-recurrent.htm
eh o que foi mais relevante ao meu caso, pois tenta analisar a causa. infelizmente, incompleto por que precisa de assinatura (ou seja, informacao paga).

esse ultimo fala como se fosse uma doenca de velhos. algo que acontece geralmente "na quarta decada de vida e se alastra por 25 anos". o estagio em que eu me encontraria seria o terceiro e ultimo. o_O

essa minha pesquisada serviu mais como uma pequena documentacao do caso do que para encontrar uma solucao.

espero poder usar isso, pelo menos, como um tipo de exemplificacao da realidade do problema. na verdade funciona melhor do que um possivel historico escrito, caso eu tivesse mantido um. tem informacao muito mais relevante.