terça-feira, 20 de abril de 2010

visto de turista pros eua recusado pela 2a e ultima vez

Tive hoje meu pedido de visto de turista negado, de forma completamente indevida.

Apenas quero relatar aqui dois pontos:

- o consulado nao mais guarda volume algum e todo tipo de equipamento eletronico, incluindo o chaveiro do alarme de carro, ou objetos pontudos / cortantes, como tesoura de unha, sao expressamente proibidos. Como sempre o servico ficou tercerizado na rua, logo em frente, na faixa de R$2 a 10 tem guarda volumes.

- a impressao da confirmacao do DS-160 eh obrigatoria, com o codigo de barras e a foto visiveis. Antes de abril isso nao existia.

De resto, sao observacoes que fiz antes e, principalmente, depois.

Para quem entende ingles recomendo fortemente prestar muita atencao neste link.

O que consta no link em portugues sobre o assunto, entre outros links brazucas, nao chega nem perto do link em ingles acima.

Aqui tem uma empresa que recomendo para consultoria e varias dicas nas respostas as perguntas.

Em suma, voce tem que se preocupar basicamente em manter a tranquilidade e falar tudo de forma mais sincera possivel. Os entrevistadores sao treinados para detectar mentira e tem todo apoio da policia brasileira e governo para identificar qualquer coisa que voce possa estar mentindo alem de tudo.

Mas sao longe de serem perfeitos, portanto ser bastante conciso e preciso em relatar motivos pelos quais voce proprio acreditaria se ouvisse voce dizendo que nao pretende ser um imigrante de forma nenhuma sao o ponto principal. Tom de voz, olhos nos olhos, nervosismo, isso tudo conta muito mais que qualquer documento.

Se o entrevistador pede documento eh por que quer confirmar valores para te dar uma chance ou para validar informacoes que ele desconfia, nem sempre sobre o que voce disse, mas sobre o que ele tem na tela tambem.

90% dos vistos sao aprovados, conforme dados fornecidos pela veja portanto basta tomar o cuidado de nao inventar moda.

Se voce tem poucos vinculos convencionais, como carros, imoveis, dinheiro, etc, familia, cursos, isso tudo que vivem falando por ai, eh essencial se comportar de forma a demonstrar diversos outros tipos de vinculos e dissertar sobre tudo que voce imagina que seja um forte argumento que te faca voltar ao pais. Muitas vezes o entrevistador nao fara essas perguntas, pois eles se restringem bastante as perguntas comuns.

Como ultima recomendacao, se voce tiver a opcao de escolher a cabine, escolha quem voce sentir que sera mais facil. Analise as pessoas na frente e como o entrevistador se comporta. Nao eh como tirar carta de motorista, eles sao muito mais profissionais, mas ainda existe diferenca e bater santo no meio disso tudo.

Tem ainda um FAQ que compensa ver, e por fim a lista de documentos.


edit: 2009-04-26

Tirado de um link ja mencionado acima. Acho que a resposta a seguir diz muito a respeito do processo e do que "vinculos" quer dizer. Ainda que quando alguem ta fazendo doutorado / mestrado tambem seja considerado um vinculo forte mesmo sem envolver dinheiro, aparentemente, no fundo eh o ponto principal. Afinal, quem vai querer trabalhar lavando prato se ja tem a vida boa no pais de origem?

Pergunta:
08/03/2010 15:45 Ola, ganhei de presente uma viagem para disney, mas meu visto foi negado (...). posso dar entrada de novo para tentar pela segunda vez tirar o visto? ou devo esperar um tempo? obrigada.

08/03/2010 17:22 Gabriele, a primeira pergunta que o oficial consular fará será: - o que mudou na sua vida financeira desde sua ultima entrevista? se nada mudou terá novamente o visto negado. (...) A lei de imigração americana requer que o Oficial Consular considere todo solicitante como um imigrante em potencial até que se prove o contrário. precisará comprovar que retornara ao Brasil após sua viagem, para que os vistos sejam concedidos , para isto, deve comprovar que possuem residência permanente e fortes vínculos sócio-econômicos e profissionais capazes de trazê-los de volta ao Brasil.

A resposta foi da Helena, a quem recomendo altamente caso voce esteja em duvidas sobre visto de turista:
Kosloski Consultoria em Vistos
(11) 4347-7847 (11) 9884-0500
Miami (305) 810-8215
helena@kosloski.com.br
http://www.kosloski.com.br

Acabei de conseguir falar com ela no telefone, e ela ja esclareceu tudo para mim por que meu visto foi negado: tenho dois parentes vivendo la, e sao 2 imigrantes ja na familia. Ainda nao sao cidadaos entao nao podem fazer green card para mim, entao tudo que posso fazer eh esperar, ou descolar uma renda de uns R$100 mil por ano, uns filhos por aqui, vinculos fortissimos. Simples assim.

Caso encerrado.