quarta-feira, 11 de novembro de 2009

prefeitura de sao paulo

a historia eh simples: hoje veio a prefeitura "podar" arvores aqui perto de casa. fui tentar entender por que estavam fazendo isso. procurei no site, enviei uma "solicitacao", recebi um e-mail e respondi com o relato de hoje. estou aqui apenas "catalogando" isso.


a observacao que fiz nessa solicitacao foi a seguinte:

hoje estao cortando, de novo, as arvores do canteiro entre a Thomas Carvalhal e a 23. gostaria de saber: por que? afinal, as arvores ali sao muito bem vindas por dezenas de motivos, incluindo a funcao de isolantes acusticos do barulho que faz a 23. e nao existem sequer cabos nem postes nas proximidades! aguardo retorno. obrigado.

--
tentei ligar no 156, me encaminharam para subprefeitura da Se no 3397-1200, de la me encaminharam para subprefeitura da Vila Mariana no 3397-4100 e de la para uma outra subprefeitura desconhecida no 3396-1340, responsavel pelas podas de arvore. la me informaram que o engenheiro Marcelo deveria estar no local e poderia esclarecer minhas duvidas, ou que eu ligasse novamente mais tarde quando ele retornasse. fui no local encontrei somente o engenheiro Ricardo que disse que o Marcelo realmente era o responsavel mas nao estava mais la.

com o Ricardo percebi que a poda esta sendo feita sem que ele saiba por que. disse que possivelmente alguem fez o pedido, e que estao limpando tambem por motivos de seguranca, para evitar que sirva de moradia para desabrigados e consequentemente diminuir assaltos registrados na area. isso eh bem verdade e pode ser que funcione, mas nao justifica. isso nao resolve o problema e cria diversos outros. as arvores precisam ser cuidadas, realmente, e o Ricardo parecia estar disposto a fazer isso. mas disse que o Marcelo proibia, e nao sabe por que. a ordem era "podar" e "arrancar tudo".

voltei a ligar na subprefeitura desconhecida e nao consegui encontrar o Marcelo. a atendente que nao se identificou (eu tambem nao perguntei o nome, mas me identifiquei) nao apresentava a menor disposicao de ajudar ou esclarecer e, no fim, desligou na minha cara. fez tudo para que eu nao entrasse em contato direto com o engenheiro, talvez a pedido do proprio. nao quero acusar sem saber, mas tudo indica que esse tal de Marcelo esta sendo negligente ou talvez, no minimo, seguindo ordens de alguem que esta tentando remediar situacoes ao enves de consertar. espero de verdade estar redondamente enganado.

entendo essas atitudes, sei que provavelmente muita gente liga la com reclamacoes repetidas e desnecessarias. deve ser bem cansativo. mas nada disso justifica. afinal, eu estou apenas pedindo informacoes e esclarecimentos para tentar chegar num consenso, como qualquer prefeitura deveria estar sempre disposta a fazer. eh pra isso que existem e pra isso que sao pagos os impostos.

talvez a poda seja realmente necessaria e nao tenha forma melhor de fazer por problemas de custo. talvez nao. mas a questao que estou levantando eh que nada disso esta informado. dificil entender por que esta sendo feito e bastava, pra isso, ter um sisteminha aonde o engenheiro responsavel descrevesse os pontos principais para logo no 156, ou mesmo na internet, ja pudessemos acompanhar o que esta sendo feito e por que!

mas sinceramente acho que neste caso nao havia necessidade alguma e o trabalho esta sendo a toa e apenas para mostrar servico pra quem pediu. se o trabalho fosse de seguranca, iluminacao deveria vir antes. policiamento depois. so muito pro final culpar as arvores. se o trabalho fosse de limpeza, bastava limpar e cuidar, nao cortar tudo fora. se o trabalho eh pra evitar deslizamento, novamente, bastava limpar, ou plantar mais.

posso juntar quantas assinaturas julgar necessario de gente que mora aqui e apoia que nao sejam podadas da forma como estao sendo as arvores e todo o canteiro aqui da frente. apenas gostaria antes de saber por que esta sendo feito deste jeito e nao fazer o que estou condenando: trabalho a toa.


2009/11/11

Prezado(a) Caue C M Rego

Em atenção a sua Solicitação de número 8794523, referente ao assunto Jardinagem (poda, corte mato), informamos que ela foi encaminhada para Subprefeitura Vila Mariana.

Se desejar consultar ou enviar novas solicitações, utilize o SAC através dos sites:

http://www.prefeitura.sp.gov.br

http://sac.prefeitura.sp.gov.br

ou pelo telefone 156.

Obrigado por usar nosso Serviço!

SAC - Sistema de Atendimento ao Cidadão

Nenhum comentário: