quarta-feira, 11 de novembro de 2009

prefeitura de sao paulo

a historia eh simples: hoje veio a prefeitura "podar" arvores aqui perto de casa. fui tentar entender por que estavam fazendo isso. procurei no site, enviei uma "solicitacao", recebi um e-mail e respondi com o relato de hoje. estou aqui apenas "catalogando" isso.


a observacao que fiz nessa solicitacao foi a seguinte:

hoje estao cortando, de novo, as arvores do canteiro entre a Thomas Carvalhal e a 23. gostaria de saber: por que? afinal, as arvores ali sao muito bem vindas por dezenas de motivos, incluindo a funcao de isolantes acusticos do barulho que faz a 23. e nao existem sequer cabos nem postes nas proximidades! aguardo retorno. obrigado.

--
tentei ligar no 156, me encaminharam para subprefeitura da Se no 3397-1200, de la me encaminharam para subprefeitura da Vila Mariana no 3397-4100 e de la para uma outra subprefeitura desconhecida no 3396-1340, responsavel pelas podas de arvore. la me informaram que o engenheiro Marcelo deveria estar no local e poderia esclarecer minhas duvidas, ou que eu ligasse novamente mais tarde quando ele retornasse. fui no local encontrei somente o engenheiro Ricardo que disse que o Marcelo realmente era o responsavel mas nao estava mais la.

com o Ricardo percebi que a poda esta sendo feita sem que ele saiba por que. disse que possivelmente alguem fez o pedido, e que estao limpando tambem por motivos de seguranca, para evitar que sirva de moradia para desabrigados e consequentemente diminuir assaltos registrados na area. isso eh bem verdade e pode ser que funcione, mas nao justifica. isso nao resolve o problema e cria diversos outros. as arvores precisam ser cuidadas, realmente, e o Ricardo parecia estar disposto a fazer isso. mas disse que o Marcelo proibia, e nao sabe por que. a ordem era "podar" e "arrancar tudo".

voltei a ligar na subprefeitura desconhecida e nao consegui encontrar o Marcelo. a atendente que nao se identificou (eu tambem nao perguntei o nome, mas me identifiquei) nao apresentava a menor disposicao de ajudar ou esclarecer e, no fim, desligou na minha cara. fez tudo para que eu nao entrasse em contato direto com o engenheiro, talvez a pedido do proprio. nao quero acusar sem saber, mas tudo indica que esse tal de Marcelo esta sendo negligente ou talvez, no minimo, seguindo ordens de alguem que esta tentando remediar situacoes ao enves de consertar. espero de verdade estar redondamente enganado.

entendo essas atitudes, sei que provavelmente muita gente liga la com reclamacoes repetidas e desnecessarias. deve ser bem cansativo. mas nada disso justifica. afinal, eu estou apenas pedindo informacoes e esclarecimentos para tentar chegar num consenso, como qualquer prefeitura deveria estar sempre disposta a fazer. eh pra isso que existem e pra isso que sao pagos os impostos.

talvez a poda seja realmente necessaria e nao tenha forma melhor de fazer por problemas de custo. talvez nao. mas a questao que estou levantando eh que nada disso esta informado. dificil entender por que esta sendo feito e bastava, pra isso, ter um sisteminha aonde o engenheiro responsavel descrevesse os pontos principais para logo no 156, ou mesmo na internet, ja pudessemos acompanhar o que esta sendo feito e por que!

mas sinceramente acho que neste caso nao havia necessidade alguma e o trabalho esta sendo a toa e apenas para mostrar servico pra quem pediu. se o trabalho fosse de seguranca, iluminacao deveria vir antes. policiamento depois. so muito pro final culpar as arvores. se o trabalho fosse de limpeza, bastava limpar e cuidar, nao cortar tudo fora. se o trabalho eh pra evitar deslizamento, novamente, bastava limpar, ou plantar mais.

posso juntar quantas assinaturas julgar necessario de gente que mora aqui e apoia que nao sejam podadas da forma como estao sendo as arvores e todo o canteiro aqui da frente. apenas gostaria antes de saber por que esta sendo feito deste jeito e nao fazer o que estou condenando: trabalho a toa.


2009/11/11

Prezado(a) Caue C M Rego

Em atenção a sua Solicitação de número 8794523, referente ao assunto Jardinagem (poda, corte mato), informamos que ela foi encaminhada para Subprefeitura Vila Mariana.

Se desejar consultar ou enviar novas solicitações, utilize o SAC através dos sites:

http://www.prefeitura.sp.gov.br

http://sac.prefeitura.sp.gov.br

ou pelo telefone 156.

Obrigado por usar nosso Serviço!

SAC - Sistema de Atendimento ao Cidadão

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

jogo chato e mal feito

ja perdi duas vidas so pq ele nao considerou onde cliquei. talvez a culpa seja do fadado flash player 10 que conseome 100% da CPU e trava tudo, mas nao deixa de ser chato ter que ver todo negocio sempre de novo. qtos niveis tem isso? infinito? talvez eu devesse ter visto o ranking antes, ou o "como jogar".

in reference to: Saw VI - O Jogo do Medo (view on Google Sidewiki)

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

minha carreira

comecei fazendo coisas que adoro: programando em computadores, pesquisando novas tecnologias, estudando situacoes ineditas. la pra 1996 tive meu primeiro emprego em carteira, como estagiario num laboratorio de informatica. e ja estava desde entao tentando programar, mesmo sem necessidade.

10 anos depois, 2006, ja estava exaurido de programar. a carreira que eu tinha "escolhido" de programador ja estava ruim. nunca faltou trabalho nesta area, mas tem varias questoes. a primeira eh que nao consegui mais avancar: nem fazer coisas novas, nem ganhar mais... enfim, um grande nada. fiquei estagnado na mesma profissao por muito tempo e, pra piorar, sempre recebendo estimulos de que eu poderia fazer mais do que aquilo.

no meu caso sou o completo inverso desta imagempor "programador" entenda um trabalho semi-escravo sem horario de produzir linhas de codigo para programas, os softwares de computador que fazem os mesmos funcionarem. por demais vezes tambem requerem criatividade logica, mas por outras nem isso, pois ja esta tudo definido, so precisa fazer funcionar exatamente de um certo jeito. mesmo qdo requer a tal criatividade, eh para resolver problemas tecnicos repetitivos.

talvez por isso cansei de escrever como sei escrever, "direitinho" e bonitinho com maiusculas e acentos...

mas computacao e programacao sao coisas distintas. eu preciso variar independente de tudo, fazer outras coisas. mesmo assim, nunca reneguei computadores. continuo adorando e vou continuar na area mesmo sem trabalhar com isso.

a unica chance que vejo hoje de conseguir programar seria faze-lo de outra forma completamente diferente do que vinha fazendo, senao simplesmente nao consigo mais. meu corpo luta contra isso, e ja tive todos sintomas de que isso vinha me fazendo muito, mas muito mal mesmo.

saudades de uma vida mais tranquila, longe das megalopolessetembro passado foi a primeira vez na vida que viajei de ferias. passei este ano inteiro sem mexer com programacao. comecei a namorar pela primeira vez por mais de 1 mes, viajamos outras vezes juntos em fins de semana. nada disso "ajudou" meu cerebro permitir sequer se concentrar para programar. tentei por duas vezes focar so nisso, pude esquecer de todo resto. uma foi para coisas necessarias na empresa e outra para um projeto de jogos completamente desnecessario e que eu antigamente adoraria estar fazendo. foi tudo completamente em vao. nao saiu 1 linha de codigo.

nao me animo a programar o que todo mundo ja fez, faz, ou esta disposto a fazer. acho que se eu ainda for escrever algo somente sera na direcao de inteligencia artificial e singularidade. mas nao estou caminhando nesta area e no Brasil jamais teria suporte pra isso. pior nos EUA ou outro pais, onde estaria competindo com os melhores e no mundo. logo assumo que nao passa de mais um entre tantos outros devaneios que tenho.

clique para ampliar bastante!minha vontade continua sendo (desde crianca, qdo "sonhava" em fazer jogos) trabalhar com o que considero a ultima palavra em entretenimento e informacao. jogos eletronicos e filmes. talvez uma mistura dos dois que ainda nao existe e/ou nunca venha a existir. mas tambem nao vejo ainda um caminho pra conseguir fazer algo nesse sentido. afinal jamais consegui ganhar mais do que U$100 trabalhando em qualquer das duas areas. duvido muito que seja algo que vou poder fazer algum dia.

enquanto nao consigo fazer nada disso meu rumo continua sendo o da fadada "tecnologia da informacao" (nunca vi tantos Analistas de Sistemas antes) e ainda perigosamente muito proximo de programacao. afinal, quem esta contente com a propria carreira, ne?