domingo, 24 de abril de 2011

Lost or stolen iPhones (perdidos ou roubados)

Below I'm just trying to recover my phone and talking about my bitter experience - all specific to Brazil.

For a more global useful info and a manifesto in english, please check this link within Apple.



So este ano ja passei pela experiencia de perder um iphone 2 vezes. Ate entao nunca tinha acontecido com celular algum antes. O mais curioso eh que, supostamente, se tinha algum aparelho que devia ser facil de achar, deveria ser este! Gracas ao Mobile Me Find My Phone entre tantas outras ferramentas. Mas nada. Se voce esta contando com isso para encontra-lo, esqueca. Eh mais facil o Rewarding Return dar certo do que qualquer aplicativo idiota. Quem robou vai apagar tudo. Quem encontrou pode nao conseguir recarregar a bateria, ele pode estar danificado pela perda / queda e/ou ele pode querer apagar tudo mesmo e tomar posse do aparelho, achando que isso eh justo. Nao sei se realmente eh justo, mas simplesmente nao gosto da ideia.

Enfim, acredito que pelo menos com aparelhos celulares temos uma forma de reduzir a frustracao, e utopicamente ate elimintar a criminalidade por tras deles: caso quem estiver comprando um aparelho verificar antes, pelo numero serial e IMEI, se o mesmo esta bloqueado como perdido. Reforcando, isso sera apenas uma utopia ate conseguirmos efetivamente inutilizar totalmente um aparelho perdido. Ainda nao sei se isso acontece hoje na pratica. Afinal, por que continuariam existindo tantos relatos de iPhones perdidos e jamais encontrados? Se, sequer, servem no minimo como um PDA e ate wifi e somente faltando a funcao de telefone, ja seria uma justificativa. E por isso mesmo, nem isso deveria funcionar uma vez que foi bloqueado.

Escrevo aqui nao somente para desabafo, mas tambem para tentar coletar mais informacoes a respeito do que podemos fazer quando o pior acontece. Entao agradeco a qualquer dica que puderem fornecer nos comentarios!

Para quem tambem perdeu seu celular, a unica dica que aprendi ate agora eh, caso voce tenha anotado o IMEI (ou no caso do iPhone, basta encontra-lo no iTunes), preencha um Boletim de Ocorrencia (ainda que dizem nao ser obrigatorio, vc precisara dele cedo ou tarde) e peca o bloqueio do aparelho na sua operadora. Supostamente isso bloqueara toda funcionalidade de celular do aparelho alem de incluir o aparelho no tal do CEMI (e talvez outras providencias mais). Mesmo assim, no meu caso liguei em todas as 4 operadoras pedindo o bloqueio. Mas nada disso parece ser muito garantido e ate agora de nada me serviu.

Para quem quer se previnir pra valer, a ideia do site acima parece a unica efetivamente boa: colocar em uma etiqueta (ou gravar em auto-relevo, como farei no proximo) os dados para contato e oferecer alguma recompensa caso devolva.

Como eu desconheco uma maneira de verificar os dados sobre um aparelho roubado com certeza (o link ao lado supostamente lista somente aparelhos bloqueados), estarei por enquanto disponibilizando os dados dos meus "aqui na internet".

iPhone 3G com dead pixel, dia 4 de fevereiro roubo proximo ao trem da cidade jardim
Serial: 83845AELY7H
IMEI: 011772007403752
ICID: 89550311000306550064

iPhone 3GS em perfeito estado, dia 17 de abril furto na virada cultural
Serial: 87015HPK3NR
IMEI: 012154007873962
ICID: 89550311000306550072

Caso uma boa alma encontre algum deles, por favor entre em contato:
11 99883655 ou caue.cavalheiro@gmail.com

Nenhum comentário: