terça-feira, 25 de junho de 2013

Alugar carro em Sao Paulo

fim de semana passado fui alugar um carro novamente, pela primeira vez desde que voltei da Europa, e percebi algumas diferencas...

o atendimento melhorou bastante, comparado aa ultima vez, ano passado, ha pouco mais de 6 meses. antes eu levava 30 minutos no balcao, mesmo tendo cadastrado e reservado previamente. desta vez foram cerca de 10 minutos. ainda demora muito, mas melhorou.

a devolucao continua demorada, mas nao muito. fazem a inspecao, faco o pagamento. mais uns 15 minutos.

a loja que fui (Unidas) tem taxi e onibus nas proximidades - importante se voce esta indo buscar ou voltando da devolucao. afinal, nao sera de carro! mas estava chovendo no dia e, para isso, as facilidades nao ajudam. tirando isso, nada realmente mudou la.

por fim, a experiencia num geral foi boa. mas ainda tive problemas com mais detalhes que percebi de diferente:

  •  peguei o carro que estava disponivel, por coincidencia na 3a categoria mais barata. pelo preco, ele devia ter no minimo alarme (nao tinha) e ser bem mais automatico (fechar vidros, etc). na europa, paguei menos (mesmo depois de convertido) e alem de ter os adicionais mencionados o carro ainda funcionava muito melhor no transito. quando precisa parar, num farol por exemplo, ele desligava sozinho. e religava ao apertar a embreagem. nao sei o nome disso. era mais dificil morrer tambem, dependendo de quao rapido solta a embreagem. e nao reclamaria se tivesse cambio automatico. enfim, ainda tem muito que melhorar na frota.
  • la tambem podia facilmente adicionar motoristas. bastava o locador ser o responsavel e poderia, por um pequeno adicional, deixar todo mundo como motorista se quisesse.
  • e tinha carros para 10 pessoas. aqui no maximo encontramos para 7.
mas nisso, descobri algo que nao sabia que existia... locacao de carro com motorista! infelizmente as que existem online nao divulgam precos e pedem para consultar. ou seja, so pode ser caro pra dedeu.

dai entra tambem uma segunda nova area de locacao de carro, que parece ter somente 1 empresa fazendo por aqui: zazcar. aluguel por hora. ja estao ha anos por aqui, e continua sendo caro e com muito pouca disponibilidade de carros / locais para retirar. e ainda tem que retirar e entregar no mesmo local. mas melhorou e parece estar crescendo. talvez muito em breve comece a utilizar o servico deles... o maior problema, contudo, esta no preco da quilometragem. ainda nao sei se compensa exclusivamente por isso.

enfim, a dica por enquanto eh continuar pesquisando entre as locadoras. todas funcionam de forma muito similar e custos identicos. as que mais usei foram Unidas e Avis / Budget, mas ja usei outras e esta tem sido minha impressao.

Nenhum comentário: